• Steilen Berg

POR QUE TEXAS BROWN ALE?



“It’s Brown. It’s an Ale.

Are we going too fast for you?”


Brown Ale é um estilo originário da Inglaterra, dizem que por volta do ano 688. Nem toda cerveja “brown” e fermentada com uma levedura ale é uma brown ale. Muitos outros estilos enquadram-se nesses quesitos, inclusive al

guns estilos ingleses. As brown ales possuem características bem definidas.


Os ingleses reconhecem basicamente dois estilos de brown ales:

- Northern English Brown Ales: 4,5 – 5,0% ABV e 25 – 35 IBUs

- Southern English Brown Ales: Mais escuras e doces. 3,5 – 4,0% ABV e 12 – 20 IBUs

Obs.: ABV é o teor alcoólico, e IBU é uma escala internacional de amargor. Quanto maior o IBU, mais amarga deve ser a cerveja.


As American Brown Ales são interpretações americanas das brown ale inglesas. São mais alcoólicas e lupuladas, e muito apreciadas pelos americanos. Mais de 300 brown ales podem ser encontradas nos brewpubs e cervejarias ao longo do país.


Mas, por que TEXAS Brown Ale, afinal? Porque, em geral, American Brown Ales tem amargor entre 20 e 40 IBUs, e, nas Texas Brown Ales, o amargor pode chegar a 60 IBUs.


A Brown Ale da Steilen Berg, por ter 44 IBUs, é, portanto, uma Texas Brown Ale.

Outras características do estilo são: corpo médio a médio-forte, aroma, sabor e amargor intensos de lúpulo, médio a alto aroma e sabor de malte, baixo teor de ésteres e ausência de diacetil. Sabor residual é amargo, mas com algum caráter de malte.


Alguns podem argumentar que a distinção entre Texas e American brown ales é pequena, mas acreditamos que o caráter mais lupulado, com diferença significativa no amargor, é suficiente para caracterizar esse estilo.




#portoalegre #cerveja #beer #cervejaartesanal #bar #craftbeer #cervejagelada #bier #instabeer #churrasco #chopp #amigos #happyhour #beerlover #beerstagram #cheers #cervejaria #beers #steilenberg

34 visualizações

© Steilen Berg por Carpes – 2019