• Steilen Berg

COSTELINHA DE PORCO AO MOLHO BARBECUE



As Vienna Lager poderiam ser a Pilsen dos alemães. Elas apresentam um equilíbrio entre o lúpulo e o malte, sendo mais leves que as Weiss, mas não tão leves iguais as nossas Pilsen. São cervejas de teor alcoólico mais baixo, perto dos 5%, e combinam bem com pratos que requerem que o paladar seja “limpo” a cada garfada, para que possa se sentir bem o sabor.


Esta receita, igual não podemos afirmar, mas fica muito próxima ao prato daquele restaurante famoso com temática australiana. Harmonize com a Steilen Berg Vienna com uma costela de porco ao molho barbecue. Dica para iniciantes: assista aos vídeos das fontes para facilitar seu preparo!


Chef Ana Maria Braga

Dificuldade: Fácil

Tempo: 2 horas

Rendimento: 4 pessoas

Classificação: *****


Ingredientes Salmoura

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de sal

2 colheres (sopa) de molho inglês

pimenta-do-reino a gosto

4 xícaras (chá) de água fervente

2 ripas de costelinha de porco (1,8 kg)


Ingredientes Molho Barbecue

2 colheres (sopa) de azeite

4 colheres (sopa) de cebola picadinha

½ colher (sopa) de alho picado

350 ml de refrigerante de cola

200 g de catchup

½ colher (chá) de molho de pimenta

sal a gosto


Modo de Preparo


Passo 01- Salmoura

Coloque numa assadeira ½ xícara (chá) de açúcar mascavo, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de molho inglês, pimenta-do-reino a gosto, 4 xícaras (chá) de água fervente e misture bem até dissolver os açúcares. Coloque 2 ripas de costelinha de porco com os ossos para cima, cubra com plástico filme e deixe marinando na geladeira por no mínimo 24 horas e no máximo 48 horas (para não ficar salgada)


Passo 02 - Molho Barbecue

Numa panela em fogo baixo refogue em 2 colheres (sopa) de azeite, 4 colheres (sopa) de cebola picadinha, ½ colher (sopa) de alho picado. Adicione 350 ml de refrigerante de cola, 200 g de catchup, ½ colher (chá) de molho de pimenta, sal a gosto, misture e deixe reduzir por 30 minutos. Retire do fogo e reserve.


Passo 03 - Colocando para assar

1. Retire os pedaços de costela da salmoura e seque com um papel absorvente.

2. Coloque os pedaços de costela com os ossos para baixo numa assadeira untada com azeite, pincele um pouco do molho barbecue sobre a costela, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto pré-aquecido a 200°C por +/- 2 horas.

3. Retire o papel alumínio, pincele um pouco mais de molho e volte ao forno por mais 15 minutos.

4. Sirva em seguida com o molho barbecue.


Fonte:

Programa Mais Você: https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/costelinha-ao-barbecue-543e6e1d4d38856712000046.ghtml



#portoalegre #cerveja #beer #cervejaartesanal #bar #craftbeer #cervejagelada #bier #instabeer #churrasco #chopp #amigos #happyhour #beerlover #beerstagram #cheers #cervejaria #beers #steilenberg #harmonizacao #harmonizasteilen

108 visualizações

© Steilen Berg por Carpes – 2019