• Steilen Berg

O Lúpulo



Se o malte é o corpo, o lúpulo é a alma da cerveja.


Responsável por amargor, sabores e aromas, além de conservação e qualidade da espuma, é mais que um tempero, é um protagonista.


Se as cervejas não tivessem amargor, talvez não chegássemos ao segundo gole. Aromas cítricos? Lúpulo. Florais? Lúpulo. Frutado, herbal, vegetal? Provavelmente lúpulo. O amargor não sai da garganta? Parece que vão cair os dentes? Muito lúpulo.

Ele torna a cerveja tridimensional. A variedade é grande. As combinações entre eles, infinitas.


Seu papel na cerveja deveria ser mais conhecido e reconhecido. É por isso que constam nos nossos rótulos os lúpulos utilizados. Para que as pessoas comecem a conhecer este que é responsável por boa parte do prazer em beber cerveja.


Bendita monja beneditina Hildegard von Bingen, que proporcionou o cadamento do malte com o lúpulo. Agradeceremos eternamente.


Além de tudo, tem ação antioxidante, propriedades antibióticas e relaxantes. Pode também ser consumido como salada, mas na cerveja é muito melhor.



Juliano Zancanaro

Engenheiro Químico, Cervejeiro

e Diretor Administrativo Financeiro




#portoalegre #cerveja #beer #cervejaartesanal #bar #craftbeer #cervejagelada #bier #instabeer #churrasco #chopp #amigos #happyhour #beerlover #beerstagram #cheers #cervejaria #beers #steilenberg

63 visualizações

© Steilen Berg por Carpes – 2019